Nesta terça-feira (24) começa o tribunal do júri de quatro acusados pelo assassinato da alemã Jennifer Marion Nadja Kloker, programado para durar dois dias, sendo a sentença revelada na quarta-feira (24). Os acusados pelo crime que sentarão no banco dos réus são Delma Freire de Medeiros, Pablo Richardson Tonelli, Ferdinando Tonelli, e Alexsandro Neves dos Santos.
O quinto acusado, Dinarte Dantas de Medeiros, recorreu da pronúncia e aguarda decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A alemã Jennifer Kloker foi assassinada em fevereiro do ano passado, na altura do km 97 da BR-408, no município de São Lourenço da Mata.
Os réus são acusados de formação de quadrilha e homicídio duplamente qualificado. O grau de parentesco e a convivência entre a alemã e os três acusados são circunstâncias agravantes. Delma Freire ainda será julgada pelo crime de fraude processual, sob a acusação de ter tentado modificar os rumos da investigação ao indicar um falso autor do assassinato.
O júri está marcado para começar às 9h, no Fórum de São Lourenço. O julgamento será presidido pelo juiz da Vara Criminal da Comarca, Djaci Salustiano. No primeiro dia, haverá a escolha dos sete jurados entre os 25 convocados, o depoimento das testemunhas de acusação e o interrogatório dos quatro réus. A defesa dos acusados não levará testemunhas.
O Ministério Público de Pernambuco convocou apenas duas testemunhas: os dois delegados responsáveis pelo inquérito policial, Alfredo Jorge e Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Os promotores do caso são André Rabelo e Bruno Melquíades. Cinco advogados farão a defesa: Delma Freire e Alexsandro Neves e Pablo e Ferdinando Tonelli.
O segundo dia será reservado para os debates entre a promotoria e a defesa, a votação pelo conselho de sentença e a leitura do veredicto. Por precaução, foi reservado espaço na pauta da quinta (26) e da sexta-feira (27), caso haja necessidade de estender o julgamento.