Altos tributos ameaçam as comemorações do Dia dos Pais, afirma IBPT

No próximo dia 13 de agosto, presentear os papais de plantão não será nada fácil, isso porque a carga tributária incidente sobre os produtos continua muito alta, por exemplo: os aparelhos eletrônicos, são itens muito procurados nesta época do ano e possuem uma alta carga tributária, como é o caso do barbeador elétrico, com 48,11%, praticamente metade do valor são tributos e têm destino certo, os cofres dos governos federal, estadual e municipal; já o televisor, com 44,94% e o telefone celular, com 39,80%, conforme apurou o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT.

Mesmo a lista dos presentes mais comuns para o Dia dos Pais inclui uma alta tributação, como: camisa 34,67%; gravata, 35,48%; e o relógio, 56,14% de encargos, que pesam no bolso do consumidor na hora de escolher o presente.

De acordo com João Eloi Olenike – presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT “infelizmente os principais presentes escolhidos para a ocasião são considerados supérfluos pelos órgãos arrecadadores, o que se reflete em uma elevada tributação e acaba restringindo as compras do brasileiro neste momento de confraternização em família”.

Alíquotas ainda mais altas:

E se a vodka for uma opção para a comemoração, é melhor preparar o bolso, o produto é o campeão em tributos, com 81,52% do seu valor destinado aos cofres públicos; a vodca vem seguida do perfume importado, com 78,43% de encargos. A versão nacional do perfume também não fica atrás, com um percentual de 69,13% de tributos.

“Devido ao processo de industrialização, esses itens possuem uma alta incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados- IPI, sem contar os encargos da importação, o que faz com que a compra do presente ideal para os pais pese ainda mais no bolso do contribuinte”, enfatiza Olenike.

 

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×