Aplicativo vai ajudar pilotos a gerenciar planos de voo

Pilotos civis e militares terão uma nova ferramenta para elaborar, validar, enviar e atualizar dados de plano de voo pela internet. Isso será possível por meio do aplicativo FPL BR, que será lançado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (23), com versões para as plataformas iOS e Android.

A intenção, de acordo com o tenente-coronel aviador Ricardo Barbosa, da Divisão de Operações da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), é que o aplicativo atenda às principais necessidades dos pilotos. “Uma delas é a mobilidade. A ferramenta permite apresentar um plano de voo de qualquer lugar, de maneira prática e segura, utilizando seu smartphone, sem a necessidade de se deslocar até uma Sala de Informações Aeronáuticas, além de acompanhar o status da aprovação do plano de voo em tempo real”, diz.

Por meio FPL BR, o piloto poderá consultar o plano de voo completo (PVC) e simplificado (PVS), ver mensagens de atualização relacionadas a modificação (CHG), cancelamento (CNL) e atraso (DLA).

O aplicativo também permite ver e receber notificações sobre a aprovação ou a reprovação das mensagens enviadas. O usuário poderá atualizar o cadastro no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e gerenciar os dados pessoais.

Outros órgãos fiscalizadores estão integrados no aplicativo, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (INFRAERO) e a Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN). Com informações do Portal Brasil.

Por Notícias Ao Minuto

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×