As fortes chuvas que atingiram o Grande Recife nesta terça-feira (6) causaram alagamentos e transtornos para a população. No início da manhã, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta para precipitações intensas na região e na Zona da Mata do estado. A chuva afetou o sistema de sinalização dos trilhos do metrô do Recife, que tiveram que trafegar em baixa velocidade.
Por causa das chuvas, em diversas áreas foram registrados pontos de alagamento e transtornos no trânsito. No início da manhã, já havia sido registrado volume de chuva superior a 70 milímetros em alguns pontos da região.
A Apac registrou, em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, 75 milímetros de chuva durante a madrugada. Para março, são esperados 227 milímetros para a região.
De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência de Trens Urbanos do Recife, a chuva causou curto circuito no sistema elétrico de alguns trechos da linha centro do metrô. Segundo o órgão, não houve interrupções nas viagens e uma equipe de manutenção foi acionada para resolver o problema.
Houve pontos de alagamento nas principais vias do Recife, como a Avenida Agamenon Magalhães, no Centro, a Avenida Norte e na Estrada dos Remédios, em Afogados, na Zona Oeste da capital.
A Avenida Mascarenhas de Morais, na Zona Sul, teve diversos pontos de alagamento. Em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, uma árvore caiu na Rua Alcídes Mota Zilocovick.
O alerta da Apac foi emitido às 5h desta terça. Diante da previsão de chuvas, a agência informa que os moradores de áreas de risco devem ficar atentos e seguir as orientações da Defesa Civil.
No Recife, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona durante 24 horas.
Por G1 PE