Assaltos crescem e PRF volta a escoltar sulânqueiros, Autoridades precisam Agir rapidamente para frear Violência

escoltaVans e carros foram acompanhados pela polícia até Polo de Confecções.
Escolta foi interrompida em 2011, mas voltou para garantir segurança.

Primeiro dia de escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a segunda-feira (17) foi tranquila para os comerciantes que estavam no comboio na BR-232 em direção ao polo de confecções do Agreste. De acordo com o Sindicato das Empresas de Fretamento e Turismo de Pernambuco (Sindetranstur), cerca de 20 grupos de sulanqueiros foram assaltados na BR-232 somente em 2013. A escolta dos policiais para acompanhar as vans de comerciantes, interrompida em 2011 pela falta de organização de horários dos sulanqueiros, foi retomada para garantir mais segurança aos passageiros. A ação irá acontecer durante a madrugada de todas as segundas-feira.

Os grupos saíram de um posto de combustível na BR-232 em Jaboatão dos Guararapes. Mais de 20 vans e carros particulares seguiram para Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Entre eles estava um dos organizadores do grupo, Lailson Rodrigues, que já foi assaltado há dois anos durante uma viagem para Toritama. Ele e outros 18 comerciantes foram abordados por três homens na Serra das Russas, em Gravatá. “Nós estávamos indo pra Toritama e, na Serra das Russas, um carro parou a gente, deu dois tiros no nosso carro. Nós paramos, entraram três elementos, nos levaram para o matagal. Levaram todos os pertences, dinheiro, celular, relógio”, relembra.

O caso é parecido com o que foi vivido pelo comerciante Jonatas Pacheco, que achou melhor esperar pelo comboio para seguir com outros sete amigos que vendem roupa no centro do Recife. “A estrada é insegura demais, mas acho que a viagem vai ser mais tranquila. Com a polícia acompanhando e mais gente junto é mais difícil para os assaltantes chegarem”, disse o comerciante. Segundo ele, o grupo sofreu uma tentativa de assalto na estrada ainda este mês.

Para o diretor do Sindetranstur, Hilário Araújo, é de grande importância a ajuda da PRF na segurança dos comerciantes. “O que nós vivemos hoje é uma situação de medo e receio de ser assaltado na rodovia. A retomada das escoltas atende os anseios da categoria com a possibilidade de ser assaltada. Estamos satisfeitos com a ajuda da polícia”, afirma o diretor.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que, de acordo com os registros oficiais, houve uma queda de 50% no número de assaltos a ônibus no Agreste, entre 2012 e 2013 – foram 4 ocorrências em 2012 e apenas duas, no ano passado. Além disso, não há registro de assaltos a ônibus, este ano, em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Por G1

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×