Em Belém acontece a programação comemorativa dos 104 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. Com o tema “Gratidão, Comunhão e Voluntariado”, o objetivo da celebração é proclamar a mensagem de Deus e despertar nas pessoas e nos participantes do evento o interesse para o voluntariado. A celebração pela data segue com atividades até o dia 22, com uma programação no Centenário Centro de Convenções, na avenida Augusto Montenegro, onde são esperadas 20 mil pessoas em cada dia.
A programação contará com debates, louvores a Deus comandados pelas lideranças presentes no evento e membros da Assemblria de Deus, entre outras atividades. Um dos momentos mais esperados é a encenação da chegada dos missionários a Belém para fundar a igreja. O evento vai relembrar a chegada dos fundadores, com direito a navios e centenas de figurantes trajando vestimentas do século XX. A apresentação ocorrerá no dia 20, sábado, na escadinha da Estação das Docas, no Porto de Belém, a partir das 9 horas. O evento é gratuito. A expectativa é reunir cerca de 100 mil pessoas entre a programação no Centenário Centro de Convenções e a encenação de chegada dos missionários. Além dos paraenses, participarão pessoas de todo o Brasil e do mundo.
A grande cerimônia de abertura da noite desta quinta-feira contará com mil figurantes mostrando um pouco da história da igreja. Segundo o pastor Samuel Câmara, a solenidade fará um retrospecto do crescimento da igreja no Pará, além de abordar as diversas missões desempenhadas, como a missão social, com jovens e contra fome, para listar algumas. As apresentações ilustrarão pontos da fé cristã pregada pela igreja, havendo ainda uma simulação do que se espera do retorno de Cristo à Terra. “A atividade principal da Assembleia de Deus é apresentar o amor de Deus, para que as pessoas se aproximem mais d’Ele e assim tenham mais paz em suas vidas e encontrem a felicidade”, completou o pastor Samuel Câmara.
Hoje a Assembleia de Deus possui 700 mil membros no Pará, 150 mil integrantes e 22 milhões de membros no Brasil. No mundo todo a Igreja possui 50 milhões de adeptos. De acordo com a direção da igreja, além de uma instituição religiosa, os membros e a Igreja levam mensagens de paz e esperança às pessoas.
O surgimento da Igreja no Estado se deu através dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que receberam, no início do século XX, a ordem, por meio de profecia, de pregar o Evangelho na região paraense, sendo descoberto como um lugar distante, localizado na Amazônia. Em 19 de novembro de 1910, os suecos saíram de Nova York para a capital paraense, sem dinheiro e sem entenderem a língua portuguesa. Conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cedeu sua casa para os missionários e lá passaram a realizar reuniões pentecostais. Em 18 de junho de 1911, a Missão da Fé Apostólica foi fundada pelos suecos. Sete anos depois a Missão foi registrada como Assembleia de Deus.
Por ORM