Astrônomo amador encontra satélite perdido há 10 anos pela NASA

O astrônomo amador Scott Tilley, de 47 anos, morador do Canadá, teve um golpe de sorte ao se deparar, no dia 20 de janeiro, com o Image – um satélite da NASA que foi lançado em 2000 e perdido em 2005.

De acordo com a ‘BBC’, o satélite foi lançado como parte de uma missão para estudar o impacto dos ventos solares sobre a atmosfera da Terra. Após perder seus rastros, a agência espacial decidiu parar de procurar pelo Image em 2007.

Tilley mantém um centro de observação na própria residência, em que gastou cerca de US$ 5 mil para comprar computadores, rádios e telescópios. Foi neste local que obteve os primeiros sinais do Image.

“Contei para minha mulher durante o jantar, e perguntei a ela o que deveria fazer”, disse Tilley.

O astrônomo disse que sua mulher o aconselhou a procurar os responsáveis pelo lançamento. E foi exatamente isso o que o astrônomo amador fez. No dia 30 de janeiro, a NASA confirmou que os sinais eram mesmo do Image.

Segundo a reportagem, a agência espacial afirmou que o sistema de controle principal do satélite ainda funciona. No entanto, ainda é necessário de uma a duas semanas para que o estado do Image seja analisado por completo.

Por Notícias Ao Minuto

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×