Brasil tem sete estados com notificação de casos da dengue tipo 4

Pernambuco se tornou nesta semana o sétimo estado brasileiro a confirmar a existência de focos do DEN-4

Sete estados do país já confirmaram casos de dengue tipo 4. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou os primeiros dois casos da dengue tipo 4 no estado.

 Até o dia 19 de março, Pernambuco registrou 5.320 casos de dengue, incluindo os quatro sorotipos virais da doença, uma redução de 3,3% em comparação ao mesmo período de 2010. Das 16 mortes suspeitas, apenas uma foi confirmada e duas descartadas.

Além de Pernambuco, Bahia e Piauí que também notificaram casos de dengue 4 na Região Nordeste, Roraima, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro estão na lista de notificações do vírus. Os primeiros casos ocorreram em Roraima, a partir de julho do ano passado, por onde o vírus reingressou no país proveniente da Venezuela, segundo especialistas. No total, sete estados em todo o Brasil já registraram casos de dengue tipo 4.

O vírus tipo 4 não é mais perigoso ou letal que as outras variações (1, 2 ou 3). Os sintomas são idênticos dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito assim como o tratamento.

No entanto, esse sorotipo não circulava há pelo menos 28 anos no Brasil e a maior parte da população não teve contato com ele, por isso está desprotegida. Quando uma pessoa contrai um tipo de dengue cria imunidade a esse vírus, porém pode ser infectada pelos outros tipos. Quem teve dengue tipo 1, por exemplo, pode ser infectado pelo vírus da dengue tipo 2, 3 ou 4. A cada vez que o indivíduo é infectado, maior a possibilidade de contrair uma forma mais grave da doença.

 

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×