Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e do Paraguai, Eladio Loizaga, reuniram-se ontem e hoje (12 e 13) para discutir sobre o incremento das relações bilaterais e os interesses comuns dos dois países em áreas como infraestrutura física e logística, cadeias produtivas e comércio fronteiriço.
A cooperação bilateral em segurança, defesa e assuntos jurídicos também foi abordada pelos ministros, que trataram ainda do acervo normativo da Hidrovia Paraguai-Paraná para valorização do transporte fluvial. De acordo com o Itamaraty, os dois ministros priorizaram o processo de integração regional, em especial quanto ao Mercosul, integrado pelos dois países e pela Argentina, pelo Uruguai e pela Venezuela, com a Bolívia em processo de adesão. O Brasil vai revezar neste ano a presidência pro tempore do bloco com o Paraguai.
O Itamaraty informou que os dois ministros pretendem se encontrar periodicamente com o objetivo de desenvolver a agenda bilateral. Como os dois países administram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, os chanceleres também discutiram a “integração energética como fator de promoção do desenvolvimento econômico e social”.
Neste sábado (14), Mauro Vieira participa, em Quito, no Equador, da reunião extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para discutir a situação da Venezuela. Na semana passada, eles estiveram em Caracas, capital venezuelana, para avaliar a retomada de diálogo entre governo e oposição.
Por Agencia Brasil