Chanceleres do Brasil e Paraguai discutem relações bilaterais

chancelerOs chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e do Paraguai, Eladio Loizaga, reuniram-se ontem e hoje (12 e 13) para discutir sobre o incremento das relações bilaterais e os interesses comuns dos dois países em áreas como infraestrutura física e logística, cadeias produtivas e comércio fronteiriço.

A cooperação bilateral em segurança, defesa e assuntos jurídicos também foi abordada pelos ministros, que trataram ainda do acervo normativo da Hidrovia Paraguai-Paraná para valorização do transporte fluvial. De acordo com o Itamaraty, os dois ministros priorizaram o processo de integração regional, em especial quanto ao Mercosul, integrado pelos dois países e pela Argentina, pelo Uruguai e pela Venezuela, com a Bolívia em processo de adesão. O Brasil vai revezar neste ano a presidência pro tempore do bloco com o Paraguai.

O Itamaraty informou que os dois ministros pretendem se encontrar periodicamente com o objetivo de desenvolver a agenda bilateral. Como os dois países administram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, os chanceleres também discutiram a “integração energética como fator de promoção do desenvolvimento econômico e social”.

Neste sábado (14), Mauro Vieira participa, em Quito, no Equador, da reunião extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para discutir a situação da Venezuela. Na semana passada, eles estiveram em Caracas, capital venezuelana, para avaliar a retomada de diálogo entre governo e oposição.

Por Agencia Brasil

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×