A empresa aeroespacial chinesa CASIC (China Aerospace Science and Industry Corporation) pretende desenvolver trens capazes de acelerar a uma velocidade de 4 mil km/h.
O sistema de transporte HyperFlight é um trem sobre uma almofada magnética que se desloca em um túnel de baixa pressão.
Os trens de levitação magnética, que atingem uma velocidade máxima de 4000 km/h, vão ser desenvolvidos na China, sinaliza o portal Sina.com.
Em comparação, a velocidade máxima dos caças norte-americanos de quinta geração F-35 Lightning II é de 1.930 km/h.
O sistema HyperFlight desenvolvido pela empresa aeroespacial CASIC vai permitir viajar do leste ao ocidente da China em apenas uma hora.
Mais de 20 institutos chineses e estrangeiros estão trabalhando em conjunto no HyperFlight. A CASIC já registou mais de 200 patentes relacionadas com este sistema de transporte do futuro.
O projeto se desenvolve em três etapas. Primeiro serão lançados trens regionais que podem acelerar à velocidade de 1000 km/h. Depois serão construídas as redes ferroviárias entre as grandes cidades chinesas para que os trens possam duplicar a velocidade. Finalmente, o HyperFlight vai atravessar as fronteiras chinesas.
Projetos semelhantes estão também em curso nos EUA. Recentemente o protótipo da cápsula de transporte de passageiros Hyperloop, propulsada em um tubo de vácuo, conseguiu acelerar à velocidade recorde de 324 km/h.