China cria trem que pode atingir velocidade superior à dos caças

A empresa aeroespacial chinesa CASIC (China Aerospace Science and Industry Corporation) pretende desenvolver trens capazes de acelerar a uma velocidade de 4 mil km/h.

O sistema de transporte HyperFlight é um trem sobre uma almofada magnética que se desloca em um túnel de baixa pressão.

Os trens de levitação magnética, que atingem uma velocidade máxima de 4000 km/h, vão ser desenvolvidos na China, sinaliza o portal Sina.com.

Em comparação, a velocidade máxima dos caças norte-americanos de quinta geração F-35 Lightning II é de 1.930 km/h.

O sistema HyperFlight desenvolvido pela empresa aeroespacial CASIC vai permitir viajar do leste ao ocidente da China em apenas uma hora.

Mais de 20 institutos chineses e estrangeiros estão trabalhando em conjunto no HyperFlight. A CASIC já registou mais de 200 patentes relacionadas com este sistema de transporte do futuro.

O projeto se desenvolve em três etapas. Primeiro serão lançados trens regionais que podem acelerar à velocidade de 1000 km/h. Depois serão construídas as redes ferroviárias entre as grandes cidades chinesas para que os trens possam duplicar a velocidade. Finalmente, o HyperFlight vai atravessar as fronteiras chinesas.

Projetos semelhantes estão também em curso nos EUA. Recentemente o protótipo da cápsula de transporte de passageiros Hyperloop, propulsada em um tubo de vácuo, conseguiu acelerar à velocidade recorde de 324 km/h.

Com informações do Sputnik News. 

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×