Chuvas voltam a complicar trânsito na Região Metropolitana

http://pe360graus.globo.com/obj/0/159499,250,80,0,0,250,188,0,0,0,0.jpg

http://pe360graus.globo.com/obj/0/159499,250,80,0,0,250,188,0,0,0,0.jpgPopulação teve que enfrentar alagamentos e transtornos com transbordamento de canais no Recife, Olinda e Paulista

Após um período de trégua, o Grande Recife voltou a sofrer com fortes chuvas nesta quinta-feira (19). Desde a manhã, a população vem enfrentando transtornos por conta de ruas alagadas e engarrafamentos. Vários lagamentos ocorreram em diferentes bairros da Região Metropolitana.

O Cais José Mariano, no Centro do Recife, foi um dos pontos alagados. No local, os carros tiveram que passar devagar. A PE-15, em Paulista, também ficou alagada e até os caminhões tiveram dificuldades para trafegar na rodovia. As chuvas ocasionaram transtornos também no bairro de Aguazinha, em Olinda. No local, várias ruas ficaram alagadas e muito lixo ficou acumulado no canal.

No Recife, os alagamentos ocorreram em vários bairros. Em Cajueiro, a rua Arão Botler ficou completamente alagada e o canal quase transbordou. Em Jardim São Paulo, no Recife, o canal Guarulhos transbordou e as pontes ficaram cobertas pela água que chegou até a porta das casas. De acordo com os moradores, uma hora de chuva forte foi o suficiente para o canal transbordar.

No bairro do Ibura de Baixo, o canal também transbordou. A água bloqueou o acesso em vários trechos e nem todos os motoristas de arriscaram a passar pelo local. Os veículos grandes passaram com dificuldades e até um carro teve que ser empurrado.

Na BR-101, a água da chuva não teve para onde escoar, pois o canal estava cheio. A pista, que há abaixo da ponte, ficou alagada, obrigando os veículos a passar lentamente. Uma carreta que passava pela rodovia bateu no barranco, o que contribuiu para complicar o trânsito. Um posto de combustíveis que fica no local também não escapou dos transtornos: as bombas ficaram cercadas pela água.

Pontos de alagamento também foram verificados na avenida Recife. O trânsito ficou congestionado no local. Para evitar prejuízos, motoristas desligavam os motores e pagavam meninos para empurrar os carros na água.

AÇÕES DA PREFEITURA
Três equipes da Prefeitura do Recife realizaram ações emergenciais de contenção de alagamentos nas avenidas Norte, Recife e Domingos Ferreira nesta quinta-feira. A intervenção contou com a utilização de três caminhões com jato de sucção (foto 6) para forçar o escoamento das águas das chuvas pelo sistema de galerias.

Para facilitar o fluxo dos veículos, que ficou complicado devido a alguns pontos de alagamento na cidade, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizaram desvios nas avenidas Domingos Ferreira e Recife. Nos pontos com maior retenção, os motoristas receberam orientações das equipes, que foi ampliada de 120 para 140 agentes. Também houve reforço nas equipes de manutenção semafórica, subindo de oito para dez grupos.

Na avenida Recife, os agentes orientaram os condutores a fazer o retorno na própria via e utilizar outras rotas, como por exemplo a avenida Mascarenhas de Morais. Essa mesma operação foi realizada na avenida Domingos Ferreira, no início da tarde. As equipes da CTTU orientaram os condutores que trafegavam pelo local a desviarem pela rua Capitão Rebelinho com o objetivo de evitar alagamentos.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×