Mais do que somente um estádio. É isso que deseja o Náutico com a reforma dos Aflitos, previsto para ser liberado para jogos no próximo mês de abril. Arquiteto responsável pela obra de reconstrução, Múcio Jucá afirma que a casa alvirrubra pode ser mais do que um equipamento esportivo.
Jucá explica como isso se dará. Como os Aflitos ficarão mais integrados ao bairro de mesmo nome e às ruas próximas.
– O terceiro pilar do projeto é justamente criar uma ambiência e uma relação mais positiva do equipamento do estádio com o entorno urbano. A gente não pode pensar no estádio de futebol, desse porte e, simplesmente, ignorar que estamos no meio da cidade, no bairro dos Aflitos. O que a gente tem que fazer é criar uma integração melhor com o bairro – disse.
Um das opções é criar uma espécie de praça no entorno do estádio.
– Na rua Manoel de Carvalho, a gente vai tirar aquele muro, vai criar uma nova praça que vai ficar o tempo todo aberta para o público, vai ficar aberta para os moradores da rua. Ainda haverá, ali, uma galeria de lojas quatro lanchonetes, que ficarão abertas em horário ainda indefinido, mas que criam, de certa maneira uma praça de alimentação, que vai ficar aberta até o final da tarde entrando um pouquinho pela noite, sete dias da semana. Quando o Náutico, tiver num jogo fora do Recife, a gente pode colocar telão e, de fato, criar uma praça para os torcedores assistirem o jogo – disse.
O arquiteto afirma que, em abril, os Aflitos já deverão receber jogos do Náutico. Mas ainda não totalmente concluído. O prazo que ele dá para os 100% é um pouco mais longo.
– O clube teria duas opções. Uma seria fazer a obra, deixar o estádio fechado e finalmente inaugurar com tudo pronto. A outra alternativa, que é a alternativa com a qual o clube de fato está trabalhando, é a alternativa de fazer um “etapeamento”. O que é isso? É inaugurar uma parte do estádio, até o dia sete de abril, depois a gente tem uma área isolada sob as arquibancadas, pra reformar e, por fim, uma outra área pra ser reformada. Então, a gente faria essa grande reforma em três etapas. Isso significa que ao longo de 2018 a gente vai estar com o equipamento em reforma. Mas eu acredito que daqui a um ano nós já estaremos com o estádio totalmente pronto – disse.