A trajetória de Vanderlei Luxemburgo, no Sport, é composta de altos e baixos até agora. Começou com sustos, emendou uma forte sequência de vitórias – mas, agora, encontra dificuldades na Série A. O Leão só ganhou uma das últimas seis partidas pela competição (contra o Bahia, por 3 a 1, na 17ª rodada).
Por conta desse retrospecto ruim, o Leão caiu na tabela da Série A. Antes do início da sequência negativa, o Sport ocupava a quinta posição, com 24 pontos. Agora tem 29 e é o oitavo colocado.
Nestas seis partidas, o Leão encarou, na ordem, as seguintes equipes: Palmeiras (d), Bahia (v), Fluminense (e), Corinthians (d), Ponte Preta (e) e Cruzeiro (d). Foram três partidas em casa e três fora. Não ganhou nenhuma como mandante e surpreendeu o Bahia fora.
A situação, apesar de começar a preocupar o torcedor, é longe de ser desesperadora. O Leão ainda está colado ao grupo da Libertadores. Está a apenas um ponto do sexto colocado, o Cruzeiro, que tem 30 pontos. O Leão tem 29. Além disso, entre eles está o Atlético-PR, empatado em pontos com a Raposa.
O problema é que a distância que separava o Leão do andar de baixo está menor. Agora, até o 14º, o Coritiba, pode ao menos igualar o Sport em um jogo: tem só três pontos de desvantagem em relação ao time pernambucano.
A zona de rebaixamento, aberta pelo São Paulo, está a seis pontos do Leão. Na 15ª rodada, quando começou a queda do time, a diferença era mais confortável. Eram nove pontos (24 contra 15).