A negociação para trazer a exposição “Queermuseu” para o Museu de Arte do Rio de Janeiro continua. A informação foi repassada ao jornal O Globo, pelo curador e diretor cultural da instituição, Evandro Salles. Contudo, neste domingo (1º), o prefeito da cidade Marcelo Crivella divulgou vídeo dizendo que não haveria mostra de “pedofilia e zoofilia” na cidade.
Ainda de acordo com o jornal O Globo, a realização da mostra, porém, depende apenas de aprovação pelo conselho do museu, no qual a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, tem uma cadeira. O conselho se reúne nesta semana para tratar do assunto.
“Há um equívoco envolvendo o evento de São Paulo e a mostra “Queermuseu”, que também aparece no vídeo do prefeito, mas as duas iniciativas não têm qualquer relação — esclarece Salles. — É preciso ter calma para evitar esses entendimentos precipitados, num momento em que os ânimos estão exaltados. Museu nenhum do Brasil ou do mundo faria qualquer ação para estimular pedofilia ou zoofilia, precisamos ter cuidado com as interpretações distorcidas e com o uso político dessas polêmicas. Pelo contrário, museus e centros culturais são lugares onde mais se pensa em conteúdos voltados à formação e educação de crianças e adolescentes”, explicou ao O Globo, Evandro Salles.
Por Notícias Ao Minuto