Três meses depois de acertar o retorno ao Palmeiras, Cuca saiu fortalecido de seu primeiro momento de crise em 2017. O afastamento de Felipe Melo, decisão anunciada publicamente pela diretoria do Verdão na última terça-feira, fez o treinador ganhar uma importante queda de braço nos bastidores do clube.
Até sábado, apenas o comandante havia se pronunciado sobre não querer mais Felipe Melo no elenco – em nenhum momento o presidente Maurício Galiotte se posicionou. Quando Cuca teve a oportunidade de explicar a ausência do volante, justificou apenas com aspectos táticos. Na segunda-feira, porém, um áudio vazado com fortes declarações do jogador evidenciou grandes problemas de relacionamento no dia a dia alviverde.
Em um primeiro momento, torcedores questionaram a postura do treinador – a principal organizada do Verdão até chegou a cobrar publicamente e pedir o retorno do atleta ao time. Internamente também havia quem defendia a reintegração de Felipe Melo, por se tratar de um dos principais reforços do clube para a temporada.