Pela primeira vez na zona de rebaixamento desta Série B, o campeonato do Santa Cruz mudou. Pelo menos foi o que disse Derley. A última vitória do Santa Cruz foi o 1 a 0 em cima do VIla Nova, dia 18 de julho. De lá para cá, empate contra o Boa Esporte e derrotas para Paraná, Paysandu, Juventude, Criciúma e Guarani. O volante deixou claro para os torcedores: há a possibilidade de brigar por coisas maiores, mas, hoje, a missão é fugir do rebaixamento.
– Vamos fazer de tudo para vencer e voltar a pontuar nessa Série B. E, quem sabe, porque não brigar por acesso? Mas, hoje, a realidade do Santa Cruz é outra. Temos plena consciência de que hoje a nossa briga é contra o rebaixamento. Tem muito jogos, mas daqui a pouco chega o fim do campeonato. Por isso digo a todos, torcedores, nossa briga é pra fugir desse rebaixamento para depois brigar por coisas maiores.
Derley detalhou que os jogadores têm conversado a respeito de uma mudança imediata. O receio é de que o retorno das vitórias fique sendo adiado até o ponto em que seja tarde demais. O volante também esclareceu que não adianta desespero, basta que se mude o comportamento em campo – a partir do fim de semana, contra o CRB.
– Não podemos deixar para o próximo jogo, senão chega cinco jogos para o fim e a situação é pior do que a que está hoje. Por isso, todos, têm que ter uma autocrítica muito grande. Saber o que está fazendo no jogo e nos treinamentos para poder voltar a vencer. Isso tira meu sono e de todos os jogadores comprometidos. Mas também temos que ter tranquilidade para não nos desesperarmos. Faltam muitos jogos ainda, estamos a um ponto de poder sair dessa zona de rebaixamento. É mudar o comportamento e voltar a vencer.