Dez minutos de pausa podem evitar a compra feita só por impulso

A especialista em finanças pessoais Carol Sandler lança o livro “Detox das Compras – Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro” nesta quarta, 22, em São Paulo. A pedido da reportagem, ela dá cinco dicas para a se defender das compras por impulso e do consumismo em épocas de muitas ofertas.

1- Faça uma lista do que você precisa comprar. Somos impulsivos por natureza. Sem organização, não dá para resolver. Depois da lista, estabeleça um orçamento para a sua lista.

2- Gaste com consciência. Vale se perguntar: será que eu preciso disso, não tenho nada parecido ou que exerça a mesma função? Eu realmente gosto disso ou tenho visto tantas pessoas com isso que passei a querer?

3- Combata o impulso. Dê ao menos dez minutos de pausa quando sentir impulso de comprar. Muitas vezes, quando você compra por impulso, chega em casa e nem se lembra do que comprou. Se você esperar dez minutos, pode ser que se esqueça do que queria tanto.

4- Não parcele. É difícil dizer isso num país como o Brasil, porque virou um traço cultural parcelar. Mas o melhor é juntar o dinheiro para fazer a compra que você planejou. Usar o limite de crédito para as compras de supermercado é preocupante. Financiamento para comprar uma casa é saudável, para empreender, também. Mas para custear consumo, não tem sentido.

5- Fuja dos baratinhos. São dois gastos: comprar e comprar o substituto. Saiba que alguém está pagando pelo preço baixo. É mão de obra escrava ou mal remunerada. Material de baixa qualidade. Combata os descartáveis. Com informações da Folhapress.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×