Espera por transplante de córnea é inferior a 30 dias em Petrolina, PE

Pernambuco foi reconhecido como um dos estados brasileiros com status de ‘Córnea Zero’. Isso significa que as pessoas que necessitam de uma nova córnea aguardam menos que 30 dias na fila por um transplante. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, existem nove inscritos na fila estadual para fazer a cirurgia. O transplante já é realizado na cidade e a expectativa é que o município reabra o Banco de Olhos.

O motorista Erickson Gustavo Silva, de 24 anos, mora em Salgueiro e teve uma doença chamada Ceratocone nos dois olhos. Ele chegou a ficar sem enxergar por seis meses até fazer o transplante de córnea em Petrolina.

A oftalmologista e especialista em córnea e doenças externas, Mônica Hilarião, explica que a procura por transplantes é alta em Petrolina. “Tem muitas pessoas que precisam de transplante devido a um problema de úlcera de córnea por fungo em Petrolina. Isso acontece por conta da atividade da agricultura”. O fungo que provoca a úlcera de córnea está muito presente nos vegetais e é adquirido com o contato com as folhagens. A úlcera pode ser tratada com transplante ou colírios.

Outros casos também necessitam de transplante de córnea. ”Necessitam de transplante pacientes com córnea descompensada após a cirurgia de catarata e Ceratocone que é uma anormalidade no formato da córnea que impede que o paciente enxergue bem com óculos”, esclarece.

A coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes, explica que Pernambuco foi reconhecido como estado com ‘Córnea Zero’ desde o mês junho, mas isso não significa não ter paciente em fila, mas que o tempo de espera é inferior a 30 dias. “Para isso, manter esse status, a gente precisa manter o ritmo das doações, precisa continuar divulgando e manter o trabalho das equipes de busca e dos bancos de olhos”, afirma.

Por Juliane Peixinho, G1 Petrolina

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×