O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, concordaram, em conversas telefônicas nesta segunda-feira (4), em fortalecer as capacidades militares conjuntas à luz da crescente crise nuclear na Península da Coreia, afirmou a Casa Branca em comunicado.
De acordo com a declaração obtida pela Sputnik, Trump também “aprovou conceitualmente” a compra de bilhões de dólares em equipamentos militares dos Estados Unidos pela Coreia do Sul para combater a alegada ameaça da Coreia do Norte.
As tensões na península foram altas nos últimos meses em relação aos repetidos testes nucleares e de mísseis de Pyongyang.
No domingo, a Coreia do Norte disse que testou com sucesso uma bomba de hidrogênio que poderia ser carregada em um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês).
O sexto teste nuclear de Pyongyang desde 2006 foi realizado alguns dias depois que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao território do Japão. A Coreia do Norte vem realizando testes nucleares em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Com informações do Sputnik Brasil.