O Comando do Pacífico dos EUA (PACOM) elaborou o calendário de patrulhamento militar no mar do Sul da China, onde a China tem disputas territoriais com outros países, comunicou o Wall Street Journal. Entretanto, a edição não divulgou nenhuma informação sobre o lugar e a altura previstos para as futuras operações.
“O plano prevê a realização das chamadas operações de apoio à liberdade de navegação duas ou três vezes nos próximos meses”, informou o WSJ.
O Wall Street Journal acrescenta que a elaboração desse plano se distingue da abordagem da administração anterior norte-americana, quando a realização de tais operações dependia de muitos “fatores políticos”.
Agora, o caráter planejado do patrulhamento vai ajudar a nivelar os argumentos da China, quando ela acusa os EUA de desestabilizar a situação na região através deste tipo de patrulhamento, acreditam os funcionários norte-americanos.
A edição recorda que durante a administração de Barack Obama (2009-2017) foram realizadas quatro operações deste tipo, enquanto durante o mandato de Trump já foram três as operações. Com informações da Sputnik News Brasil.