Facebook-WhatsApp, uma das maiores compras do setor tecnológico

watsapA compra, na última quarta-feira, pelo Facebook do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp por 19 bilhões de dólares em ações e dinheiro é uma das aquisições mais caras do setor tecnológico.

Abaixo algumas das maiores compras nesta área, ordenadas por preço decrescente:

+ Hewlett-Packard – Compaq

O fabricante de computadores número um do mundo, Hewlett-Packard, comprou, em setembro de 2001, a Compaq Computer por 25 bilhões de dólares, com o objetivo de competir com a IBM.

+ Google – Motorola Mobility

Em agosto de 2011, o gigante da internet comprou a Motorola e suas patentes do setor móvel por 12,5 bilhões de dólares, com a esperança de poder competir com a Apple no setor móvel. Menos de três anos depois, o Google vendeu os telefones e a marca Motorola por 2,91 bilhões de dólares à companhia chinesa Lenovo.

+ Hewlett-Packard – Autonomy

Hewlett-Packard comprou, em agosto de 2011, o fabricante britânico de software Autonomy por 10,24 bilhões de dólares. Mais tarde, uma investigação foi aberta nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha porque a HP acusa a Autonomy de ter inflado suas contas antes da operação.

+ Microsoft – Skype

Em maio de 2011, a Microsoft comprou o Skype por 8,5 bilhões de dólares, a maior aquisição do fabricante de software em toda sua história.

+ Oracle – Sun

Oracle, uma das maiores companhias de software do mundo, adquiriu em abril de 2009 a Sun Microsystems e sua linguagem de programação Java por 7,4 bilhões de dólares.

+ Microsoft – Nokia

A Microsoft anunciou em setembro de 2013 a compra dos telefones celulares da Nokia, um dos antigos líderes do mercado, por 7,2 bilhões de dólares, em uma tentativa de melhorar sua posição no mercado frente à Apple e ao Google.

+ Microsoft- aQuantive

A Microsoft adquiriu por 6 bilhões de dólares a empresa de marketing digital em maio de 2007. Na ocasião, o preço foi considerado muito alto e cinco anos mais tarde o grupo responsabilizou a aQuantive por uma desvalorização de 6,2 bilhões de dólares em sua divisão de serviços online.

+ Google – Nest Labs

Em janeiro de 2014, o Google ofereceu 3,2 bilhões de dólares pelo especialista em termostatos inteligentes Nest Labs, expandindo-se desta forma para um novo sector tecnológico.

+ Google – DoubleClick

Por 3,1 bilhões de dólares, o Google comprou em março de 2008 a companhia de publicidade online DoubleClick, reforçando uma de suas atividades chaves.

+ Google – YouTube

O popular site de vídeos online Youtube foi adquirido em outubro de 2006 pelo Google por 1,65 bilhão de dólares.

+ eBay- PayPal

O site de compras pela internet eBay comprou por 1,5 bilhão de dólares a companhia especializada em pagamentos online PayPal, em junho de 2002.

+ Yahoo! – Tumblr

Marissa Mayer, chefe do Yahoo!, decidiu adquirir por 1,1 bilhão de dólares o site de blogs Tumbrl, em maio de 2013, a maior compra da empresa desde que assumiu seu cargo em outubro de 2012.

+ Facebook – Instragram

Em abril de 2012, o Facebook ofereceu 1 bilhão de dólares pelo site para compartilhar fotos Instagram, sua maior compra depois do WhatsApp. O preço da operação caiu a 715 milhões.

Por DP

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×