Na tarde desta terça-feira (26), nossa reportagem teve acesso a um vídeo feito por um morador da Rua Adalgisa Moura, localizada no centro comercial de Toritama. Nas imagens, aparecem dois veículos de publicidade que são flagrados anunciando simultaneamente no mesmo local e também uma discussão entre seus motoristas.
A gravação mostra o momento em que um deles pede para que o outro saia do local argumentando que precisa ficar em frente a um determinado estabelecimento comercial. O outro retruca dizendo que seu dia está ganho e que irá ficar o dia todo ali. É nesse momento em que ambos iniciam uma discussão utilizando o próprio som dos veículos por meio dos microfones. Em seguida, voltam a aumentar o volume dos alto-falantes com trilhas musicais e iniciam uma disputa de barulho.
Problema recorrente
A poluição sonora tem sido um caso diário pelas ruas de Toritama. Como o projeto de municipalização do trânsito só entrará em vigor nos próximos anos, não existe uma fiscalização enérgica contra os abusos de poluição sonora.
Além dos veículos de propaganda, a população ainda reclama dos caminhões que vendem água potável. O volume do sistema de som ultrapassa o limite permitido por lei e tem se tornado uma espécie de despertador na vida dos toritamenses, já que iniciam os trabalhos por volta das 6h.
Veja o vídeo: