O galo gigante, alegoria que ornamentará a Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, durante o carnaval, foi idealizado este ano para figurar como um ‘grande folião’. Majestoso, ele vai segurar uma sombrinha de frevo e ficará sobre uma estrutura que lembra o casario da capital.
Desta plataforma, sairão balões com trechos dos famosos frevos. São canções cantadas por Nena Queiroga e Jota Michiles, os homenageados da festa de Momo da cidade. O galo gigante, que é uma homenagem da cidade ao Clube de Máscaras Galo da Madrugada, começa a ser montado na quarta-feira (7).
As novidades foram divulgadas nesta quarta-feira (31), durante coletiva em que os artistas contratados para fazer a alegoria apresentaram o modelo em miniatura e parte da escultura em tamanho natural.
“O galo vai homenagear o frevo e ficará pronto quando ritmo completará 111 anos, na sexta-feira (9). Nada mais justo que do ele segurar a sombrinha, o grande símbolo do nosso carnaval”, pontuou a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
Com mais de 25 metros de altura e 3,5 toneladas de peso, o galo será revestido por PVC expandido e fibra de vidro. A paleta de cores quentes, como verde e laranja, é a mesma escolhida pelo arquiteto Carlos Augusto Lira para o carnaval do Recife neste ano. O design da alegoria é assinado por Walther Holmes e teve execução do cenógrafo e iluminador Edson Lira.
Por Thays Estarque, G1 PE