Governador aposta em novas delegacias de repressão ao narcotráfico para diminuir números da violência em Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou nesta sexta-feira (17) três projetos de lei que serão encaminhados para votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para a criação de três novas estruturas policiais. O governador acredita que a implantação de nove delegacias de repressão ao narcotráfico deve auxiliar na repressão aos grupos de extermínio ligados ao tráfico no estado.

“Cerca de 60% dos homicídios em Pernambuco têm ligação com o tráfico de drogas. O aumento da violência não é novidade, vem desde 2014, principalmente impulsionado pela falta de proteção nas fronteiras do Brasil com outros países, que facilitam a entrada de muita droga e armas no país. O trabalho de delegacias como estas vai evitar que jovens entrem em contato com a droga, já que uma vez que há o contato, a recuperação é muito lenta, isso quando há”, disse o governador.

De janeiro a outubro de 2017, foram registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) 4.576 homicídios no estado, superando 4.475 assassinados registrados ao longe de todo o ano de 2016.

Um estudo realizado pela Gerência de Análise e Estatística Criminal (Gace), da SDS, mostra que, das 2.538 vítimas de assassinatos, entre maio e outubro deste ano, 1.037 (ou 41%) já foram submetidas ao sistema de Justiça Criminal. Isso significa que essas pessoas tiveram passagens pelas unidades prisionais e socioeducativas do Estado ou foram indiciadas ou acusadas por infração penal.

Ainda assim, o governador afirma que o foco no reforço da segurança no estado é na repressão, a partir da formação de novos policiais.

“Precisávamos reforçar nossas operativas, a quantidade de policiais nas ruas e uma política que desse resposta diante do aumento da criminalidade. Políticas que olhassem a repressão e também a prevenção, se buscando efetivamente se antecipar aos fatos e não deixar que os crimes ocorram. A violência aumentou em todo o Brasil, e Pernambuco não conseguiu ir contra a tendência”, disse Paulo Câmara.

Projetos de lei

Durante a solenidade, foram assinados os projetos de lei que serão encaminhados para votação na Alepe para a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp) e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM), todos no âmbito do programa Pacto Pela Vida, que visa reduzir os números da criminalidade no estado. Os projetos serão encaminhados até a segunda-feira (20) e devem ser votados até o dia 20 de dezembro.

As nove delegacias de repressão ao narcotráfico serão instaladas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Também serão instaladas unidades da Polícia Científica no interior do estado, para tentar agilizar as investigações de crimes fora do eixo da capital, nos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Palmares e Nazaré da Mata.

O 26º BPM, sediado em Itapissuma, no Litoral Norte do estado, atuará também nos municípios de Igarassu, Itamaracá e Araçoaiaba. Um dos focos da nova unidade policial é o patrulhamento rural, para tentar alcançar comunidades mais isoladas da região.

O 2º BIESP terá sede em Petrolina, no Sertão, e será composto de Subunidades de Choque, Rádio Patrulha, Moto Patrulhamento e Trânsito, com foco na investigação de quadrilhas responsáveis de assaltos a carro-forte e a instituições bancárias, reforçar a fiscalização do trânsito nas rodovias estaduais e proporcionar uma maior segurança aos cidadãos do Sertão de Pernambuco.

A 11ª CIPM, por sua vez, terá atuação na Microrregião de Garanhuns e na Mesorregião do Agreste Pernambucano, com foco no policiamento dos municípios de Lajedo – onde será sediado – Jupi, Jucati, Panelas, Jurema, Calçados, Ibirajuba e Canhotinho.
Por Pedro Alves, G1 PE

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×