O Gre-Nal 413 terá um destaque ainda maior por conta de uma novidade envolvendo tecnologia. O grande duelo do futebol do Rio Grande do Sul vai ter a participação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) no próximo domingo (11). A CBF e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que completa 100 anos de fundação em 2018, realizam um trabalho de preparação para o uso da novidade.
Na tarde da quinta-feira (8), o instrutor técnico de Árbitro de Vídeo, Manoel Serapião Filho, e o líder do projeto de VAR no Brasil, Sérgio Corrêa, estiveram na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre (RS), para discutir questões envolvendo o clássico Gre-Nal. Participaram da conversa o presidente da FGF, Francisco Novelletto, o 1º vice-presidente, Luciano Hocsman e o 2º vice-presidente, Nilo Job, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha, Luiz Fernando Gomes Moreira, o secretário da Comissão, Emílio Mário da Silva, e os membros técnicos da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF/RS) Alexandre Barreto, José Mocellin, Flávio Pinheiro Abreu e Leonel Pandolfo. Foram apresentadas a metologia de uso da ferramenta e as partes envolvidas acertaram detalhes para o duelo de domingo.
“É um marco na arbitragem na brasileira! Ter o Árbitro de Vídeo num grande clássico do nosso futebol é muito importante. A nossa expectativa é muito positiva, fomos muito bem acolhidos e aguardamos ter sucesso. E é bom deixar claro: o VAR só vai atuar para corrigir erros claros, indiscutíveis. Se pintar o mínimo de interpretação, o Árbitro de Vídeo não vai atuar. Temos grandes árbitros aqui no Rio Grande do Sul, com muita experiência, e vemos com alegria o quadro gaúcho, que tem dado ao futebol brasileiro um respaldo muito grande”, destacou.
O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha, Luiz Fernando Gomes Moreira, participou ativamente das conversas para que o VAR fosse realizado no Gre-Nal. Ele trata o uso da tecnologia no Estado como motivo de grande orgulho.
“Nossa expectativa é enorme, sempre fomos favoráveis ao uso da tecnologia. O árbitro hoje tem uma dificuldade no campo causada pela velocidade que as coisas acontecem. E com essa ajuda os erros vão acabar diminuindo. O VAR no Gre-Nal será muito importante para nós. Nos sentimos muito orgulhosos por termos a CBF aqui nos orientando”, acrescentou. (Informações do site da CBF)
Por Notícias Ao Minuto