Há seis meses, Vila Canaã próximo a Toritama não recebe água pelas torneiras

canaa1Moradores da Vila Canaã próximo a Toritama afirmam que estão sem água há seis meses nas torneiras. Eles chegam a gastar R$ 150 por caminhão-pipa que dura até um mês, dependendo das necessidades das famílias.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a falta de água ocorre porque a Barragem de Tabocas entrou em colapso e a de Jucazinho está com apenas 32% da capacidade. Isto faz com que, além de racionar, os moradores tenham de reciclar a água. “Comprei um carro-pipa a R$ 150 que passa um mês certinho. Lavo roupa, junto água suja e dou descarga no banheiro”, conta a bordadeira Fabiana Gomes. Na casa do pedreiro Cícero Galdino, a mesma quantidade dura menos. “Só dá para duas semanas, porque a gente lava roupa e faz tudo”.

Segundo o servente de pedreiro Adilson Oliveira, a comunidade não sabia o motivo do corte de água. “A gente vai na Compesa, pede a água e eles dizem que vão soltar, mas não soltam a água. É ‘Amanhã’, ‘Depois’, ‘Daqui a oito dias’, ‘Quinze dias’. Todo mundo aqui sofre por água”, afirmou. A companhia, em contraponto, diz que estão disponíveis caminhões-pipa gratuitos para quem paga as contas de água.

A loja mais próxima da Vila Canaã, para solicitar este serviço, fica no município de Toritama. O endereço é a Rua João Chagas, número 56, no Centro da cidade. O horário de atendimento é de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Por G1

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×