Idosa de 111 anos volta a enxergar bem após 15 anos

Aos 111 anos dona Maria Ana ganhou um motivo para comemorar. Ela voltou a enxergar com nitidez depois de 15 anos, após passar por uma cirurgia de catarata em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

A doença afeta o cristalino, a lente natural que capta imagens para os olhos. A cirurgia no primeiro momento aconteceu apenas no olho direito e foi considerada bem-sucedida. “Depois que ele foi operado eu vejo. Eu não via, não enxergava para fazer nada. Eu fazia tudo no escuro”, disse Maria Ana.

Ela é considerada a base da família, formada ainda por duas filhas, cinco netos, 13 bisnetos e seis trinetos. Um dos trinetos, Eduardo de Oliveira, recebeu com emoção a recuperação da avó. “Ela é maravilhosa, não tenho nem palavras. Tudo na família é em torno dela”.

Durante a cirurgia, foi realizado o implante de um cristal, no lugar do cristalino. Segundo o oftalmologista que realizou o procedimento, João Caldas, ele foi surpreendido pela colaboração de dona Maria Ana.

“Antigamente na cirurgia de catarata se fazia a extração da catarata e não implantava a lente. Há mais de 30 anos existe a lente intraocular, que praticamente substitui o cristal e corrige o grau. Se ela não tivesse implantado a lente estaria usando entre 13 e 14 graus. Foi uma cirurgia sem problemas, dona Ana me surpreendeu e sempre colaborou”, disse João Caldas.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×