Aos 111 anos dona Maria Ana ganhou um motivo para comemorar. Ela voltou a enxergar com nitidez depois de 15 anos, após passar por uma cirurgia de catarata em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
A doença afeta o cristalino, a lente natural que capta imagens para os olhos. A cirurgia no primeiro momento aconteceu apenas no olho direito e foi considerada bem-sucedida. “Depois que ele foi operado eu vejo. Eu não via, não enxergava para fazer nada. Eu fazia tudo no escuro”, disse Maria Ana.
Ela é considerada a base da família, formada ainda por duas filhas, cinco netos, 13 bisnetos e seis trinetos. Um dos trinetos, Eduardo de Oliveira, recebeu com emoção a recuperação da avó. “Ela é maravilhosa, não tenho nem palavras. Tudo na família é em torno dela”.
Durante a cirurgia, foi realizado o implante de um cristal, no lugar do cristalino. Segundo o oftalmologista que realizou o procedimento, João Caldas, ele foi surpreendido pela colaboração de dona Maria Ana.
“Antigamente na cirurgia de catarata se fazia a extração da catarata e não implantava a lente. Há mais de 30 anos existe a lente intraocular, que praticamente substitui o cristal e corrige o grau. Se ela não tivesse implantado a lente estaria usando entre 13 e 14 graus. Foi uma cirurgia sem problemas, dona Ana me surpreendeu e sempre colaborou”, disse João Caldas.