IFPE prorroga inscrição para vestibular com 4.076 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

O prazo de inscrição para o Vestibular 2018.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que seria encerrado no domingo (5), foi prorrogado até o dia 13 de novembro. O processo seletivo oferece, ao todo, 4.076 vagas distribuídas em 65 cursos técnicos e superiores gratuitos.

De acordo com a Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest), o objetivo da ampliação do prazo é oferecer uma nova oportunidade para os candidatos realizarem sua inscrição e efetuarem o pagamento da taxa, no valor de R$30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores, que deve ser feito apenas nas agências do Banco do Brasil até 14 de novembro. A inscrição e a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) devem ser feitas na internet.

As vagas são distribuídas entre 16 campi do IFPE localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Neste processo seletivo, todas as vagas são para primeira entrada.

Entre os cursos técnicos, é possível concorrer a vagas na modalidade Integrado (15 cursos e 1.347 vagas), voltada para quem deseja aliar a formação profissional ao Ensino Médio regular, e na Subsequente (32 cursos e 2.034 vagas), destinada aos que já concluíram o ensino médio. Também são ofertados cursos técnicos relacionados ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destinados a candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, com 80 vagas distribuídas em dois cursos. Há, ainda, opções de cursos superiores na modalidade bacharelado, licenciatura e tecnólogo, totalizando 16 cursos e 615 vagas.

Cotas

De acordo com o IFPE, metade das vagas do Vestibular 2018.1 será oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino, que são subdivididos entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Os candidatos também podem concorrer dentro das subcotas voltadas para candidatos que se autodeclarem pretos, partos ou indígenas e, ainda, às destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são destinadas a moradores da zona rural ou filho de agricultores.

Cronograma

As provas serão aplicadas no dia 10 de dezembro. Nessa data, os candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer às vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões, além da redação. A data prevista para a divulgação do listão com o nome dos aprovados é 28 de dezembro. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contanto com a Cvest pelo e-mail cvest2017@reitoria.ifpe.edu.br ou pelo telefone (81) 2125-1724.

Por G1 PE

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×