Não foi só em campo que o Sport foi bem no primeiro turno da Série A. O bom desempenho do time foi acompanhado por excelentes performances individuais no Cartola FC – Fantasy Game do Campeonato Brasileiro. O Leão tem alguns dos principais destaques das 19 rodadas iniciais do Brasileirão.
Um deles começa no banco de reservas. Vanderlei Luxemburgo entrou na Seleção do primeiro turno do Cartola. Foi o treinador com a melhor média da competição – superior, inclusive, à de Fábio Carille, comandante do líder Corinthians.
Em 16 jogos (não começou o Campeonato), Luxa tem média de 4,96. O segundo posto fica com Fabiano Soares, do Atlético-PR, com 4,83. Ele, porém, tem cinco confrontos no comando do Furacão. Só então aparece Carille, na terceira posição, com 4,82. Renato Gaúcho, do Grêmio, é quem fecha o G-4 (com 4,68).
A melhor rodada de Luxemburgo foi a 15ª, quando cravou mais de 10 pontos. Natural que tenha sido no 4 a 0, contra o Atlético-GO – a pontuação do treinador é a média dos jogadores da equipe.
Quem contribuiu muito naquele jogo foi um dos destaques do Leão no Cartola: o volante Patrick. Ele não entrou na seleção, mas por muito pouco. O único atleta da posição mais bem colocado do que ele foi Renê Júnior, do Bahia.
Em 15 jogos, o rubro-negro acumula média de 5,97. Boa parte dessa pontuação se deve aos desarmes. Líder no fundamento, Patrick roubou 52 bolas na competição – o ladrão mais eficiente entre todos os atletas.
Quem fecha o trio de sucesso do Sport no Cartola FC é Mena. O lateral-esquerdo entrou na seleção do turno. Somou 6,13. Há dois atletas da posição com médias maiores – mas eles não chegaram a 40% dos jogos – critério definido para montar o esquadrão.
Estão à frente de Mena apenas Thiago Carleto, do Coritiba, e Juninho, do Vitória. O do Coxa, no entanto, apresentou-se em cinco oportunidades. O do time baiano, em duas. Precisarão mostrar a mesma regularidade do chileno para destroná-lo.