Manifestantes criticam reforma da Previdência em protesto no Centro do Recife

Trabalhadores e representantes de centrais sindicais protestaram contra a reforma da Previdência na área central do Recife, nesta terça-feira (5). Com faixas e cartazes e entoando músicas para demonstrar contrariedade ao governo do presidente Michel Temer (PMDB), o grupo criticou as medidas que modificam as regras para aposentadoria. A concentração teve início às 15h na Praça do Derby e, por volta das 17h30, o grupo saiu em caminhada em direção ao bairro da Boa Vista, acompanhado de um trio elétrico.

O ato contou com a presença da Polícia Militar (PM), que não divulga estimativa de público em manifestações. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também acompanharam o protesto. Segundo a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), uma das entidades organizadoras do ato, cerca de duas mil pessoas participaram da manifestação. A chegada dos manifestantes à Avenida Conde da Boa Vista interditou o tráfego no sentido cidade da via.

De acordo com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o protesto tem o objetivo de criticar as propostas trabalhistas do governo federal. “São regras que vão prejudicar, principalmente, os que trabalham muito e ganham pouco. Nosso recado aqui é de resistência e de luta contra essas medidas”, afirma.
Para Veras, o fato de a votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ter sido adiada é um reflexo das mobilizações sociais ao longo de 2017. “Isso é resultado das greves gerais de 28 de abril, de 30 de junho e dos outros movimentos que fizemos. Quanto mais a votação for adiada, mais fortes nós ficamos. Estamos de olho nos deputados favoráveis a essa reforma e vamos fazer questão de apontar os que estão de acordo com essa reforma criminosa”, alega.

Presente na manifestação, o aposentado Cícero Benício, 63 anos, criticou o poder público através do cartaz que fez para o ato. Ele acredita que é preciso repensar as propostas para os trabalhadores. “Mesmo aposentado, eu vim porque estou preocupado com o futuro dos meus netos. Não podemos dar brecha para esse governo fazer o que quer”, ressalta.

Às 18h45, os manifestantes chegaram ao cruzamento entre a Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora, no Centro do Recife. O ato foi encerrado no local.

Por Marina Meireles, G1 PE

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×