Um trecho da BR-104 está com as obras de duplicação atrasadas, na área do Polo de Confecções do Agreste pernambucano. A rodovia passa por localidades importantes para a economia da região, como Caruaru, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Favorecendo a interligação dos municípios, a duplicação deve ter 51km de extensão e os trabalhos começaram em 2009, mas a conclusão era prevista para 2011.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 68 pessoas trabalham neste trecho da duplicação da BR-104 e as obras estariam dentro do prazo. Ainda segundo o departamento, elas serão concluídas até o dia 31 de março deste ano. Até o momento, já foram gastos R$ 240 milhões. Porém, vários trechos estão abandonados, conforme verificou a equipe de reportagem da TV Asa Branca.
No dia de Feira da Sulanca em Toritama, o trânsito é lento, pois só somente há um lado da pista liberado. Desta forma, os motoristas demoram horas para passar no local. “Toda segunda-feira é assim, esse engarrafamento. Se estivesse duplicada, o trânsito estaria melhor”, diz o taxista Juarez Ferreira.
O atraso está prejudicando os comerciantes da região, porque a desorganização do acesso ao Parque das Feiras reflete no movimento do centro de compras. “Com o grande congestionamento, os clientes vêm até a pé”, afirma o comerciante Aelson Araújo.
Por G1