Pernambuco terá campanha para prevenir acidentes com motos

Reprodução/TV Globo

Reprodução/TV GloboRecife, Caruaru e Petrolina. É nessas três cidades que se concentram 45% das mortes em acidentes com motocicletas em Pernambuco – foram 628 mortes em 2010 segundo o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos. Para tentar reduzir esses números, uma campanha educativa deve ser lançada no estado. Um encontro discutiu o assunto na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (15).

A campanha deve envolver escolas, universidades e também uma fiscalização rigorosa na abordagem dos motociclistas – da documentação do veículo ao uso do bafômetro. O encontro foi convocado pelo líder do Governo na Assembleia, deputado Waldemar Borges (PSB ). A Comissão de Saúde e Assistência Social da casa, presidida pela deputada Isabel Cristina (PT), convidou representantes de vários setores, como Detran e Samu, para participarem da reunião.

De acordo com o Detran de Pernambuco, a frota total de veículos do estado, em julho, era de 1.958.749. Desse total, 642.137 eram motos, o equivalente a 32,78% da frota. Os condutores cadastrados eram 1.595.753. Destes, 708.287 eram habilitados para motos, ou seja, 43,60% do total.

Segundo o médico João Veiga, que preside o comitê de prevenção, ações serão levadas a escolas públicas e privadas, além de universidades. “A gente vai fazer as campanhas de mídia onde vai mostrar bem secamente o que é a tragédia desses acidentes”, afirma. “Na parte de fiscalização, a gente vai estabelecer o projeto lei seca: vamos abordar 30% de todas as motos durante esse ano – é uma meta nossa – fiscalizando o documento da moto, o documento do condutor e fazendo o teste do bafômetro”, conta.

Para a deputada Isabel Cristina, o encontro permite que o poder legislativo participe da busca de soluções para que o número de acidentes com motos no estado diminua. “Há um entendimento de que é uma questão de saúde pública, uma epidemia. A assembleia tem um papel de fazer valer as leis, fiscalizar o cumprimento nelas porque nós entendemos que se não houver uma ostensiva fiscalização e campanha educativa, nós não vamos resolver essa questão”, diz a deputada.

Por pe360graus

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×