O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, o Governo Federal deve anunciar nos próximos dias outras 120.
Com as 140 existentes até 2002, mais as 214 inauguradas no governo anterior, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o país.
Em Pernambuco, o Pronatec prevê a instalação de nove novas unidades, além das outras cinco que já estão em andamento. A participação do Deputado Fernando Ferro para mapear as regiões em desenvolvimento no Estado foi determinante para a composição dos municípios escolhidos pelo programa em Pernambuco. “O empenho do deputado Fernando Ferro foi fundamental para que possamos conhecer as vocações industriais em Pernambuco”, explica o secretário de Educação Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.
Para o deputado, é importante a instalação de unidades de ensino técnico em municípios pernambucanos que estão em áreas de desenvolvimento e, que, certamente abrigarão tais escolas com grande sucesso. “Por isso insistimos que o Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Toritama, por exemplo, são cidades fundamentais para o projeto”, diz. O polo gesseiro, o polo têxtil, a região metropolitana do Recife e Caruaru são algumas das regiões contempladas, conforme lista que segue abaixo:
Escolas previstas:
Abreu e Lima
Jaboatão
Olinda
Paulista
Cabo
Palmares
Serra Talhada
Igarassu
Santa Maria da Boa Vista
Estão em andamento:
Caruaru
Floresta
Ouricuri
Afogados da Ingazeira
Salgueiro.
Por Pernambuco