Reabilitação cardíaca do HCor tem dois novos serviços

A essência do serviço de reabilitação não visa apenas buscar o restabelecimento dos pacientes acometidos de eventos cardiovasculares, mas também reduzir as chances de um novo evento e também evitar que o primeiro evento possa acontecer.

Estudos de casos

Segundo a entidade, o acompanhamento dos pacientes possibilita a realização de pesquisas e estudos que são utilizados como parâmetros no desenvolvimento de novas técnicas e modelo de resultados obtidos. Atualmente, o serviço trabalha no estudo do treinamento respiratório em pacientes com importante disfunção cardíaca ou pulmonar, que vem demonstrando a significativa melhora na tolerância ao exercício e do padrão ventilatório dos pacientes com grande limitação da capacidade funcional. “Observamos a redução nítida do número de reinternações hospitalares desse grupo de pacientes com cardiopatia e ou pneumopatia grave”, disse, em comunicado, o cardiologista responsável pelo programa de reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica do HCor, Carlos Alberto Hossri.

Outros dois estudos se destacam. Um deles demonstra a redução de arritmias cardíacas mensuradas pela telemetria multicanal de cardiopatas portadores de marcapassos com desfibriladores implantados (CDI), após as primeiras semanas das sessões de exercício no programa de reabilitação. O outro estuda a resposta do metabolismo oxidativo, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida, antes e após o treinamento físico, por meio do programa de reabilitação cardiopulmonar, com excelentes resultados preliminares.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×