Relator da denúncia contra Lindbergh será sorteado nesta terça-feira

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado reúne-se na terça-feira (29) para a definição do relator da denúncia contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por quebra de decoro parlamentar. A acusação foi aceita no dia 10 de agosto pelo presidente do conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

A denúncia foi registrada pelo senador José Medeiros (Pode-MT) que argumenta que Lindbergh “impediu a continuidade regular” da última reunião do conselho, no dia 8 de agosto. Medeiros exige uma medida disciplinar pelo comportamento do líder do PT. Segundo ele, Lindbergh teria “ofendido” e “agredido” os parlamentares presentes, questionado a autoridade do conselho e do presidente do colegiado, além de ter “incitado o tumulto” na reunião.

A sessão do dia 8 destinava-se a sortear o relator da representação, também protocolada por Medeiros, contra as seis senadoras que ocuparam a mesa do Plenário no dia da votação da reforma trabalhista. A sessão chegou a ser suspensa pelo presidente do conselho, para restabelecimento da ordem.

Na ocasião, o senador Lindbergh, que não é membro titular do colegiado, criticou o arquivamento pelo Conselho de Ética do pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A denúncia dizia respeito às conversas gravadas entre Aécio e o dono da JBS, Joesley Batista. Cegou a ser apresentado recurso contra o arquivamento do pedido, mas este não foi aprovado pelo conselho. Com informações da Agência Senado.

 

Marcos Oliveira/Agência Senado

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×