Requião: Lava Jato deve investigar bancos sobre lavagem de dinheiro

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) fez um apelo aos procuradores, delegados e juízes da Operação Lava Jato. Para ele, um mistério ronda a operação: qual a participação dos bancos nos casos de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas no Brasil e no exterior?

Na opinião do senador, os doleiros usam o sistema bancário como braço operacional de suas transferências de dinheiro e o Banco Central nada faz para esclarecer os fatos. Para Requião, se houver fraudes nestas operações, a Lava Jato tem o dever moral de denunciá-las ao mundo.

O senador considerou espantoso o fato de os delatores da JBS e da Odebrecht denunciarem transações fraudulentas que superam US$ 7,5 bilhões. Requião ainda lembrou da crise de 2008, quando o governo dos Estados Unidos estatizou os dois maiores bancos do país envolvidos em fraudes, e sugeriu que o Brasil adote o mesmo procedimento.

“Isto seria extremamente benéfico para a economia brasileira, já que os grandes bancos privados do país são apenas sugadores de recursos do setor produtivo mediante a cobrança de taxas e juros rigorosamente estratosféricos e nada contribuem para o desenvolvimento do país”, afirmou o senador. Com informações da Agência Senado.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×