Para o jogo desta quarta-feira, contra o Botafogo, pela 33ª rodada do Brasileiro, o Sport tem uma grande interrogação: o substituto de Diego Souza. Principal jogador do time, o camisa 87 está suspenso pelo terceiro amarelo e a serviço da Seleção Brasileira. Também fica fora ao menos do duelo seguinte, contra o Atlético-GO. Ainda não se sabe quem será o substituto, mas Thomás é o favorito para ocupar a vaga.
Thomás
Em termos de posicionamento e característica, é a substituição mais “fácil” a ser feita. Com a lesão de Everton Felipe, que só volta em 2017, Thomás é o único meia de origem no banco de reservas. Contra o Junior Barranquilla-COL, pela volta das quartas de final da Sul-Americana, foi ele o escolhido para começar jogando (Diego Souza foi poupado da partida).
O que joga contra é que o rendimento de Thomás vem sendo discreto. Contratado do Santa Cruz para a disputa da Série A, o jogador não conseguiu se firmar em momento algum no Leão. O início até foi animador, com gol e provocação no clube que o revelou, o Flamengo – mas aí o rendimento caiu.
No total, Thomás fez 15 jogos pelo Sport e marcou só um gol (aquele contra o Fla).
Improvisação
Se Daniel Paulista não quiser usar Thomás, terá que improvisar algum jogador na meia. Uma possibilidade é Wesley, que já atuou algumas vezes na posição ao longo da carreira. Mas, apesar disso, o jogador não vive grande fase técnica e anda perseguido pela torcida.
Outras opções são usar algum jgoador que não costuma a fazer a função, mas que, por ser ofensivo, pode ser testado. Nas redes sociais, por exemplo, surgiu o nome do ponta Osvaldo – mas é difícil, pelas características, que ele seja escolhido como meia por Daniel Paulista.
A terceira alternativa é simplesmente abrir mão de um meia e atuar com três volantes, revezando-se entre a defesa e o apoio ao ataque.
Por Rômulo Alcoforado, Recife