Personagem principal nos 103 anos de história do Santa Cruz, o Arruda tem deixado de ser o grande caldeirão do time nesta temporada. Na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, por exemplo, o estádio foi palco de apenas duas das seis vitórias da equipe. A última vez que os tricolores saíram do local comemorando os três pontos foi no dia 3 de junho, quando venceram o ABC na longínqua quarta rodada. Neste sábado, o Tricolor tem a chance de voltar a vencer em casa, já que recebe o CRB, às 16h30.
Desde a última vitória, o Santa Cruz fez três jogos no Arruda. No primeiro deles, foi derrotado por 3 a 1 para o Londrina, em partida que acabou ocasionando na demissão do técnico Vinícius Eutrópio. Com o interino Adriano Teixeira, empatou em 0 a 0 com o Internacional. E já com Givanildo Oliveira, perdeu para o Criciúma por 2 a 1 na semana passada.
Nesse meio tempo, o Santa Cruz fez cinco jogos como mandante na Arena de Pernambuco e também não teve um bom desempenho. Foram apenas duas vitórias, dois empates e uma derrota. As outras duas vitórias do Tricolor na Série B são como visitante, contra Criciúma e Ceará.
O desempenho ruim como mandante tem afastado a torcida, que na Série B tem ido pouco ver o time jogar. O maior público foi no jogo contra o Interancional, quando 20.415 torcedores estiveram presentes. Em segundo lugar está o duelo contra o Figueirense, na Arena de Pernambuco, com 6.625 torcedores. No Arruda, o segundo melhor público foi contra o Guarani, com apenas 2.731 espectadores.
Para o jogo deste sábado, contra o CRB, a diretoria apostou no retorno do atacante Grafite ao clube. Investindo na marca do jogador, fez uma grande promoção de ingressos, mas a tendência é que não consiga bater o público do jogo contra o Internacional.
Por Lucas Liausu, Recife