Começam nesta terça-feira (8) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, as Feiras do Livro do Vale do Pajeú e Festa Literária de Serra Talhada, que este ano presta uma homenagem ao escritor Raimundo Carrero.
O evento, que segue até a sexta-feira (11) na Estação do Forró e no Museu do Cangaço, contando com diversas atividades, como debates, cine clube, oficinas, manifestações culturais e workshops. Haverá também uma conferência com o escritor Adriano Marcena sobre literatura e identidade sertaneja, e uma conversa entre escritor Ronaldo Correia de Brito e Carrero, sobre a construção do seu universo literário.
A programação conta ainda com uma roda de conversa sobre os 8 Baixos (tanto acordeom quanto sanfona) com o produtor cultural Anselmo Alves e o mestre sanfoneiro Truvinca, com mediação da pesquisadora Lêda Dias; e uma apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.
A feira vai receber algumas sessões de autógrafos de vários autores. Destaque para o jornalista da TV Globo Francisco José, que vai lançar o livro “40 anos no ar”, no qual, narra episódios marcantes da trajetória jornalística, como a cobertura da Guerra das Malvinas, conflito militar entre Argentina e Reino Unido, em 1982, quando foi um dos poucos jornalistas estrangeiros infiltrados no campo de batalha.
O espaço recebe ainda um escambo de livros, onde as pessoas podem trocar livros em bom estado de temas diversos (exceto didáticos ou religiosos). Basta chegar com um livro, depositar em um cesto e pegar outro.
Outra atividade que integra a programação da feira é a Alvorada Literária Flist. Durante todos os dias da Feira, às 5h, serão deixados livros em diversos pontos da cidade. O interessado recolhe o livro gratuitamente e, quando concluir a leitura, mesmo após o evento, deve entregá-lo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino.