Sérvia prende Ratko Mladic, criminoso de guerra mais procurado da Europa

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/05/26/110526141725_servia283ap.jpg

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/05/26/110526141725_servia283ap.jpgRatko Mladic, criminoso de guerra mais procurado da Europa e um dos mais procurados do mundo, foi preso nesta quinta-feira na Sérvia, após 16 anos foragido. Mladic era o mais notório acusado de crimes de guerra e genocídio no conflito da Bósnia ainda à solta.

 

O general Mladic, de 69 anos, foi encontrado em um vilarejo no norte da Sérvia, onde vinha vivendo com nome falso.

Ele é acusado de ter ordenado e coordenado o massacre de ao menos 7.500 meninos e homens muçulmanos na cidade de Srebrenica, em 1995 – maior atrocidade cometida na Europa desde a Segunda Guerra.

O presidente da Sérvia, Boris Tadic, disse que o processo de extradição do ex-chefe do Exército sérvio-bósnio para o tribunal de crimes de guerra em Haia, na Holanda, está em andamento.

Após a prisão de Radovan Karadzic em 2008, Mladic se tornou o mais procurado criminoso da guerra da Bósnia.

Segundo o presidente sérvio, a prisão de Mladic levou a região e o país para mais perto da reconciliação, e abriu as portas para que a Sérvia se torne país-membro da União Europeia.

Tadic rejeitou críticas de que a Sérvia só tomou alguma atitude a respeito da captura de Mladic após enfrentar intensa pressão internacional.

“Vínhamos cooperando com Haia (o tribunal) por completo desde o começo do mandato deste governo”, disse ele.

A mídia sérvia chegou a afirmar que Mladic já estava a caminho do Tribunal da ONU para a Antiga Iugoslávia, em Haia. Mas promotores sérvios afirmaram mais tarde que o procedimento para sua extradição pode levar uma semana.

Uma porta-voz de familiares das vítimas do massacre de Srebrenica, Hajra Catic, disse à agência AFP que “após 16 anos de espera, para nós, familiares das vítimas, isso é um alívio”.

A notícia da captura também foi elogiada por representantes de vários governos, incluindo EUA e Grã-Bretanha, além da ONU, União Europeia, Otan e da ONG Anistia Internacional.

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2010/06/16/100616121044_srebrenica226getty.jpgTribunal

Mladic deve comparecer a um tribunal sérvio ainda nesta quinta-feira.

Ele foi capturado na província de Vojvodina, no começo desta quinta-feira, segundo o ministro da Justiça sérvio, Slobodan Homan.

Fontes de segurança sérvias disseram que três unidades especiais invadiram uma casa perto do vilarejo de Lazarevo, a cerca de 80 quilômetros de Belgrado.

A casa era de um parente de Mladic, e estava sob vigilância há duas semanas. Mladic estava usando o nome Milorad Komodic.

A rádio sérvia B-92 dise que ele não estava disfarçado – ao contrário de Karadzic, que usava uma longa barba e um rabo-de-cavalo quando foi capturado em Belgrado, há três anos.

O promotor-chefe do tribunal de crimes de guerra da ONU Serge Brammertz comemorou a prisão, dizendo: “Os acontecimentos de hoje mostram que pessoas responsáveis por graves violações da lei humanitária internacional não podem confiar na impunidade”.

Importância

O correspondente da BBC em Belgrado Mark Lowen diz que a prisão é incrivelmente importante para os sérvios, já que “muitos sentiam que o destino de seu país estava refém de Mladic e a esperança de ingressar na União Europeia era nula enquanto ele estivesse foragido”.

Depois de viver em liberdade em Belgrado por algum tempo, Mladic desapareceu quando o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic foi preso, em 2001.

Em 2005, o então ministro do Exterior sérvio, Vuk Draskovic, acusou o serviço secreto do país de saber o paradeiro de Mladic, alegação negada pela agência de Inteligência.

Mladic foi chefe do Exército do líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic durante toda a guerra da Bósnia (1992 a 1995).

A especulação sobre uma prisão iminente de Mladic aumentou quando Karadzic foi capturado em Belgrado, em julho de 2008.

Em 2010, a Sérvia ofereceu uma recompensa de 10 milhões de euros (pouco menos de R$ 23 milhões) por informações que levassem à captura do militar.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×