Pesquisa Trimestral de Desempenho de Franchising, divulgada nesta quinta-feira (16) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o faturamento do mercado nacional de franquias cresceu 6,8% no segundo trimestre deste ano.
A receita do setor, de acordo com a pesquisa, subiu de R$ 35,180 bilhões para R$ 37,565 bilhões. No semestre, o mercado de franquias passou de R$ 68,890 bilhões para R$ 74,428 bilhões.
Para a gerente de Inteligência de Mercado da ABF, Vanessa Bretas, o desempenho positivo do período se explica pela “inflação deste ano, que foi bem menor que a do ano passado”. O estudo mostra ainda que a queda dos juros também ajudou os negócios.
Segundo ela, as redes franqueadoras conseguiram um incremento “considerável” no volume de vendas das operações. “O aumento do desempenho das operações já abertas puxou de maneira considerável esse resultado”, avaliou.
Hotelaria e bem-estar
Um segmento que se destacou no trimestre foi o de hotelaria e turismo, que teve aumentou de 10,1%. Outro segmento com bom desempenho foi o de saúde, beleza e bem-estar, que mostrou variação de faturamento de 9,4%. As informações são do Portal Brasil.