Os militares sul-coreanos detectaram sinais de preparativos da Coreia do Norte para mais um teste de mísseis. Ao mesmo tempo, Seul não exclui que, desta vez, Pyongyang possa lançar um míssil balístico intercontinental (MBI), informa a agência Yonhap. Segundo o Ministério da Defesa sul-coreano, Pyongyang tenta “demonstrar o próprio estatuto de potência nuclear aos Estados Unidos“.
Em 3 de setembro, as autoridades da Coreia do Norte anunciaram ter realizado um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio. Pyongyang manifestou a intenção de instalar ogivas desse tipo em seus mísseis balísticos intercontinentais. A ordem de realizar o teste foi dada pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un. De acordo com Pyongyang, o teste não provocou vazamento de radiação, nem outros efeitos negativos para o meio-ambiente.
De acordo com estimativas prévias do Ministério da Defesa japonês, a potência da bomba testada foi de 70 quilotoneladas, ou seja, foi várias vezes mais potente que as bombas atômicas lançadas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Com informações da Sputnik News Brasil.