Tang é multada por propaganda enganosa e deve pagar R$ 1 milhão

Famosa pelos refrescos em pó, a marca Tang foi autuada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) por propaganda enganosa. De acordo com a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, a fabricante tem até 30 dias para pagar R$ 1 milhão.

A Mondelez Brasil Ltda, antiga Kraft Foods do Brasil Ltda, foi multada por cometer “práticas em desacordo com os princípios da transparência e da boa-fé previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”. Isso por ter usado nas embalagens a expressão “sem corantes artificiais” e ter deixado de fora a adição de outros tipos de corante, como o inorgânico e caramelo.

“A punição foi por enganosidade e omissão. A embalagem dizia que não continha corantes artificiais, mas na verdade deixava de informar outros corantes utilizados na produção do produto. Por isso a punição por desinformação dos consumidores” — explica o o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, que assinou a decisão. Segundo ele, o consumidor foi induzido a pensar que o produto era mais natural e saudável.

Procurada pela reportagem, a fabricante de Tang disse que não irá comentar o processo e, ainda, reafirmou o compromisso da marca com o desenvolvimento do mercado brasileiro. “Mantemos nosso compromisso e relação de transparência com todos os consumidores”, lê-se na nota emitida pela empresa.

Por Notícias Ao Minuto

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×