Terminal do Paraná é vendido para operadora chinesa por R$ 2,9 bilhões

A operadora chinesa de terminais de contêineres CMPort (China Merchants Port) anunciou a compra, por R$ 2,9 bilhões, de 90% da TCP, que opera o terminal de Paranaguá (PR), um dos maiores da América do Sul.

A transação é o primeiro investimento da CMPort na América Latina e abrange também a subsidiária TCP Log, que presta serviços logísticos como armazenagem e carregamento.

O acordo prevê a compra de 50% das ações que pertencem à Advent International e de 40% da parte que pertence aos acionistas fundadores da TCP.

A operação, que foi anunciada neste domingo (3) deve ser concluída até o fim deste ano, sendo necessário passar pelas etapas de aprovação regulatória, incluindo o parecer do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

TERMINAL

A TCP opera um dos maiores terminais de contêineres do país em regime de concessão no porto de Paranaguá. Sua capacidade anual é de 1,5 milhão de TEUs -cada TEU equivale a um contêiner de 20 pés-, e há um projeto de expansão para atingir capacidade anual de 2,4 milhões de TEUs até o fim de 2019.

Atualmente, a TCP movimenta cerca de 10% dos contêineres no Brasil. Segundo a companhia, a CMPort registrou movimentação total de mais de 95 milhões de TEUs em 2016. Ela tem terminais em países de Ásia e Europa, além de EUA, Nigéria e Turquia.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×