Toritama foi a cidade pernambucana que teve o maior aumento de população entre 2016 e 2017. O município do Agreste, conhecido por sua atuação no setor de tecidos, aumentou 2,5% em um ano, passando de 43,1 mil para 44,2 mil. A constatação faz parte da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , que aponta um crescimento em Pernambuco da ordem de 0,7%, chegando a 9,4 milhões de habitantes. A estimativa contempla o número de moradores esperados 1° de julho de 2017.

Entre os destaques revelados pelos dados do estudo estão que um total de 28 entre os 185 municípios do estado tiveram diminuição populacional, em especial em Cumaru, em que houve uma redução de 6,27%. A estimativa de Poção e Brejinho aparecem como destaque uma vez que o IBGE aponta que ambas ganharam apenas um morador a mais, enquanto Belém de São Francisco perdeu dois indivíduos.

Os números praticamente repetem a fórmula da estimativa populacional do IBGE em 2016. Isso porque o cálculo é baseado em uma projeção de movimento de pessoas com base entre um Censo e outro – no caso, as diferenças registradas entre 2000 e 2010. O método é polêmico porque é pela população que é definido o montante do fundo de recursos aos quais os municípios têm direito e ao passar de uma faixa populacional para outra, as prefeituras acabam beneficiadas ou penalizadas, enquanto a variação ds habitantes, propriamente dita, só pode ser verificada com certeza no Censo seguinte, no caso, previsto para 2020.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×