Tribunal de Justiça de PE aprova pagamento de auxílio-alimentação durante férias de juízes

Atendendo a um requerimento da Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu pagar aos juízes auxílio-alimentação durante as férias. Segundo a associação, o pedido foi inicialmente indeferido, mas, após recurso da Amepe, a solicitação foi atendida. A decisão consta no Diário de Justiça Eletrônico da sexta-feira (18).

De acordo com o TJPE, o impacto financeiro do benefício suprimido dos magistrados é de cerca de R$ 7 milhões. Para justificar o pedido, a Amepe explicou que os juízes do estado eram os únicos do país que não recebiam o benefício no período de descanso.

“A Amepe entende que não há nenhuma ilegalidade. Pelo contrário, foi reparada uma injustiça em relação a esse benefício, que, inclusive, é concedido a todos os trabalhadores que recebem vale ou auxílio-alimentação”, alega a entidade por meio de nota.

O TJPE informou que — em decisão colegiada por maioria de votos, sendo 14 a favor e quatro contra — foi reconhecido “o direito à percepção de pagamento de auxílio-alimentação em períodos de afastamento, tais como férias”. O pagamento será feito de acordo com a disponibilidade financeira e orçamentária.

Repercussão

Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Duarte, o órgão é contrário ao pagamento do benefício no período de férias dos magistrados. “Esperamos que o Tribunal possa refletir e rever a decisão, vendo que toda a sociedade vem sendo chamada a sacrifícios extremados e que o Poder Judiciário também deve compreender o delicado momento econômico pelo qual passamos”, alega.

Procurado pela reportagem, o Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável por fiscalizar a atuação dos Tribunais de Justiça, explicou, em nota, que uma juíza auxiliar entrou em contato com o presidente do TJPE . Ela solicitou a ele que nenhum auxílio seja pago antes que a Corregedoria Nacional analise a situação.

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×