Venda de dólares no mercado futuro tem atingido objetivos, diz presidente do BC

dolarO presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (24) que o programa de leilões de swap – venda de dólares no mercado futuro – “tem atingido plenamente seu objetivo”. Tombini acrescentou que o BC tem condições de renovar as operações no curto e no médio prazo. Implantado em agosto de 2013, o programa foi renovado no fim de 2014 e está previsto para expirar na terça-feira (31). Com o dólar em alta, há expectativa quanto à decisão do BC de renovar ou não as intervenções no mercado de câmbio.

Segundo Tombini, o programa de swap é um “importante instrumento de suavização dos efeitos decorrentes da taxa de câmbio”.”[O programa] permite ao setor privado navegar com certa tranquilidade [em um cenário] onde o dólar vai de R$ 2,85 para R$ 3,20″, disse, acrescentando que as operações não comprometem as reservas internacionais do Brasil.

O presidente do BC destacou que mais de 80% do estoque das operações de swap está alocado para empresas não financeiras. Ele deu as declarações em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde responde a perguntas de parlamentares. Perguntado sobre o assunto pelos senadores, o presidente do banco não confirmou a renovação do programa.

Por Agencia Brasil

Prefeitura de Toritama abre celebração do Natal de Jesus 2024 com decoração no Parque Biblioteca Maria dos Anjos

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

×