O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (24) que o programa de leilões de swap – venda de dólares no mercado futuro – “tem atingido plenamente seu objetivo”. Tombini acrescentou que o BC tem condições de renovar as operações no curto e no médio prazo. Implantado em agosto de 2013, o programa foi renovado no fim de 2014 e está previsto para expirar na terça-feira (31). Com o dólar em alta, há expectativa quanto à decisão do BC de renovar ou não as intervenções no mercado de câmbio.
Segundo Tombini, o programa de swap é um “importante instrumento de suavização dos efeitos decorrentes da taxa de câmbio”.”[O programa] permite ao setor privado navegar com certa tranquilidade [em um cenário] onde o dólar vai de R$ 2,85 para R$ 3,20″, disse, acrescentando que as operações não comprometem as reservas internacionais do Brasil.
O presidente do BC destacou que mais de 80% do estoque das operações de swap está alocado para empresas não financeiras. Ele deu as declarações em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde responde a perguntas de parlamentares. Perguntado sobre o assunto pelos senadores, o presidente do banco não confirmou a renovação do programa.
Por Agencia Brasil